EPÍSTOLAS do NEPE Caminho, Verdade e Vida: É NECESSÁRIO QUE ELE CRESÇA E QUE EU DIMINUA.

 



É necessário que ele cresça e que eu diminua.



Existem trabalhadores do evangelho em todos os lugares, em todos os tempos, mas necessário se faz perceber se os que trabalham estão a promover o evangelho ou a si mesmo usando o evangelho como pretexto.

A doutrina espírita nos convida sempre a olharmos para dentro de nós e analisarmos os nossos pensamentos, nossas atitudes, o quanto de orgulho, de egoísmo e de vaidade que ainda possamos ter. Quando queremos ser trabalhadores do Cristo, não podemos querer que nosso nome seja exaltado, independente de onde atuamos, seja pelas atividades mediúnicas, seja pelo atendimento fraterno, pelo acolhimento, seja pela oralidade nas explanações evangélicas doutrinárias, não podemos querer sermos lembrados pelo nosso trabalho ou pela nossas facilidades em efetuarmos algumas atividades, pois o trabalho realizado não deve exaltar o nosso nome mas, o do Cristo.

Os primeiros apóstolos levavam a cada lugar: o amor, a cura, os ensinos, o consolo, ministrados por Jesus em sua real pureza e sem interesse. Eles trabalhavam incessantemente no trabalho do bem ensinando o evangelho do divino Mestre, colocavam-se no papel dos Filhos da Luz, e não da própria Luz, pois faziam crescer o nome de Jesus e não os seus próprios.

Quando trabalhamos a cada dia nas conformidades da lei do amor e da caridade ensinados por Jesus nos tornando a cada dia um de seus aprendizes e trabalhadores seremos reconhecidos como seus novos apóstolos pois as pessoas ao olharem para nós nos reconhecerão como discípulos novos do evangelho, lembrando as palavras de Jesus e atuando em favor do bem em seu nome. Como dito por João Batista no evangelho de João 3:30,

É necessário que ele cresça e que eu diminua.

Emmanuel no Livro Vinha de Luz pela psicografia de Francisco Cândido Xavier nos esclarece:

“Revelar o Senhor na própria experiência diária é a propaganda mais elevada e eficiente dos aprendizes fieis”.

A reflexão do mentor amigo nos convida a rever nossos pensamentos e atos se estão em conformidade dos ensinos do Cristo, se estamos trabalhando para promover o nosso nome ou o de Jesus.

Dos muitos ensinamentos de Francisco de Assis destacamos um: “pregue o evangelho em todo o tempo. Se necessário use palavras”.

Os filhos da luz são convidados diariamente a agirem em conformidade com os ensinos de Jesus, ensinando, amando, perdoando, curando, trabalhando em favor do bem, em favor de um mundo melhor, mais justo e de mais amor. Nossos atos, nossas palavras mostram o Jesus que anunciamos as pessoas, quando as pessoas veem que não só falamos mas também  agimos na conformidade do Evangelho é que temos a credibilidade de falar em nome de Jesus, pois seremos reconhecidos como seus novos discípulos e trabalhadores.

A Doutrina Espírita nos convida sempre ao Cristianismo primitivo, a reforma íntima, e fazer o que Jesus fazia, assim sendo, vamos aceitar a nossa condição de aprendizes e trabalhadores do divino Mestre e trabalharmos em seu nome para que diminuamos nós e que cresça a cada dia o nome de Jesus.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] O Novo Testamento, tradução de Haroldo Dutra Dias - 1. ed. - 8. imp. - Brasília: FEB, 2018.

[2] XAVIER, Francisco Cândido. Vinha de Luz. Pelo Espírito Emmanuel.

 --

Leonardo da Silva Garcia

(NEPE Caminho, Verdade e Vida)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EPÍSTOLAS do NEPE Caminho, Verdade e Vida: Foge das paixões da mocidade.

EPÍSTOLAS do NEPE Caminho, Verdade e Vida: Vede, irmãos, a vossa vocação.

EPÍSTOLAS do NEPE Caminho, Verdade e Vida: Realiza plenamente teu ministério.